top of page
  • Foto do escritorCain Mireen

A Oração Branca e Negra da Bruxa Agnes Sampson, a Escocesa.

Agnes Sampson foi uma bruxa escocesa e curandeira que também era conhecida como Esposa Sábia de Keith ela esteve envolvido nos julgamentos das bruxas de North Berwick no final do século XVI. Muitos das praticas de Agnes são descritos nos julgamentos, uma delas é ter causado uma tempestade ao afundar um gato morto a mesma tempestade que que ameaçou a viagem di Rei James em seu retorno da Dinamarca.


Thomas Davidson em seu livro intitulado de Rowan Tree and Red Thread: A Scottish Witchcraft Miscellany of Tales, Legends and Ballads (Rowan Tree and Red Thread: Uma Miscelânea de Contos, Lendas e Baladas da Bruxaria Escocesa), ele descreve as orações brancas e negras de Agnes Sampson.


"Agnes Sampson tinha dois encantos, aprendidos com seu pai, que são abertamente admitidos como formas degeneradas de Orações cristãs, já que eram chamadas de orações brancas e pretas. Presumivelmente, a oração branca era usada durante o dia, e a oração preta usada durante a noite, embora haja dois possibilidades alternativas. O primeiro é que aquele foi usado para curar o branco; e o outro por causar a morte ou o infecção da doença - o negro. A segunda é que o branco oração precedeu a aplicação do medicamento real que foi realizado com o acompanhamento da oração negra. Se as orações foram interrompidas durante a recitação, o feitiço tornou-se abortivo."

Abaixo está a oração em sua versão original.


WHITE PRAYER

I trow in Almychte God that wrocht

Baith heavin and erth and all of nocht

In to his deare Son Chryste Jesus,

In to that myghtie Lord I trOw

Wes gottin of the Holy Gaist,

Borne of the Virgin Marie

Steppit ro heavin thal all weil than,

And sittis att his Faderis rycht hand.

Hc baid us cum, and therlo dome,

Bayth quick and deid, as he thocht quhome

I trow als in the Holy Gaist;

In haly kirk, my hoip is maist,

That holy schip quhair hallowaris winnis,

To ask forgevenes of my sinnis,

And syne to ryis in flesh and bane

The lyffe that nevir mair hes gane,

Trow sayis, Lord lovit mot ye be,

That formd and maid man kynd of me.

Thou coft me on the aly crOSe,

And hent me body, saull, and voce,

And ordanit me to heavenis blis;

Quhairfoir, I thank ye, Lord of this;

And all you r hallowaris lovit be

To pray to thame, so pray to me;

And keip me fra that fellown fae;

And frame the syn that saull wald slay,

Thou, Lord for thy bytter passioun,

To keip me from syn and warldie schame,

And endless damnatioun.

Grant me the ioy newir wilbe gane,

Sweit Jesus Cristus. Amen


BLACK PRAYER

All kindes of illis that ewir may be.

In Chrystis name i conjure ye,

I conjure ye baith mair and les

With all the vertewis of the mes:

And rycht sa be the naillis sa,

That naillil Jesus and na ma;

And rycht sa be the samin blude,

That raikit owir the ruithfull rude;

Furth of the flesch and of the bane,

And in the urd and in the stane.

i coniure ye in godis name


Abaixo esta a tradução para o português feito por min com ajuda de um praticante de bruxaria tradicional escocesa, residente na Escócia.


Oração branca

Eu confio no Deus Todo-Poderoso que está certo

Céu e terra e todos da noite

Em seu querido filho, cristo Jesus

E para todo o Senhor Todo-Poderoso eu confio,

Foi obtido do Espírito Santo,

Nascido da Virgem Maria,

Pisou no céu isso é tudo de bom,

E sentou-se com a mão direita do Pai.


Ele nos convidou a vir e, portanto, fez,

Rápido e morto, como ele pensava quando

Eu oro também em [nome do] espírito santo;

Na santa igreja, minha esperança é mais,

Aquele navio sagrado onde o vazio vence,

Para pedir perdão pelos meus pecados,

E sim para aumentar em carne e osso,

A esquerda que nunca mais se foi,

A oração diz, amor do Senhor, deixe estar,

Isso formou e fez a humanidade de mim.

Tu me pregaste na cruz sagrada,

E dobrei meu corpo, alma e voz,

E ordenou-me a felicidade dos céus;

Portanto, eu te agradeço, Senhor disso;

E todo o seu amor vazio seja,

Para orar para eles, para orar para mim;

E me afaste daquele companheiro fae (fada);

E do pecado que a alma mataria,

Tu, Senhor, por minha amarga paixão,

Para me proteger do pecado e da vergonha mundana,

E perdição sem fim.

Conceda-me a alegria, ela nunca irá embora,

Doce Jesus Cristo. Amém


A Oração Negra

Todos os tipos de doenças que podem existir,

Em nome de Cristo, eu conjuro vocês (vocês),

Com todas as virtudes da massa:

E bem que sejam os pregos,

Isso acertou Jesus e muito mais:

E certo que seja do mesmo sangue,

Aquele scrounge sobre a vara raftful,

Formado de carne e osso,

E na urna e na pedra.

Eu os conjuro no Nome de Deus.


Cain Mireen

610 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page