top of page
  • Foto do escritorCain Mireen

Bênçãos Escocesa do Ano Novo

Uma benção escocesa para o Primeiro dia do Ano Novo, um momento propicio para ritos de bênçãos, boa sorte e prosperidade ao longo do novo ano e também ritos que visa à proteção e bem estar da família. Essa benção faz parte do livro Carmina Gadelica um compendio de orações, ritos, encantos, bênçãos e conhecimentos folclóricos escoceses.

 

O livro dá a instrução de ser repetido no primeiro dia do ano, que era comum nas Terras Altas e nas Ilhas escocesas, eu pessoalmente gosto de adicionar uma vela branca acesa e toco o sino enquanto faço a fala repetindo sete vezes no meio da casa. Caso sinta pode fazer adição de alguma ferramenta do seu arsenal pessoal, uma vela acesa, uma aspersão de água santificada ou o uso de alguma erva seca queimando.

 

Mantive a versão original na língua gaélico escocês logo em seguida a tradução para o português e mais uma inspirada na benção Gaélica escocesa.


Dhe, beannaich dhomh an la ur,

Nach do thuradh dhomh roimhe riamh;

É ann gu beannachadh do ghnuis,

Thug thu 'n uine seo dhomh, um Dhia.

Beannaich assima dhomh mo shuil,

Beannaicheadh ​​mo shuil na chi;

Beannaichidh mise mo nabaidh,

Beannaicheadh ​​mo nabaidh mi.

Dhe tabhair dhomh-sa cridhe glan,

Na leig a seall do shula mi;

Beannaich dhomh mo ghin's mo bhean,

'S beannaich domh mo nearc's mo ni.


Tradução.

Deus, abençoe-me o novo dia,

Nunca concedido a mim antes;

É para abençoar Tua própria presença

que Tu me deste este tempo, ó Deus.

Abençoe-me meus olhos,

que meus olhos abençoem tudo o que vêem;

Abençoarei meu próximo,

que meu vizinho me abençoe.

Deus, dá-me um coração limpo,

não me deixes escapar da vista dos teus olhos;

Abençoe-me meus filhos e minha esposa,

E abençoe-me meus recursos e meu gado.



Cain Mireen
Que o Espírito do Carvalho abençoe vós.


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page