top of page
  • Foto do escritorCain Mireen

Ervas que brotaram ao pé da Crucificação.


Dentro de alguns ramos populares de magia, o papel do folclore católico fortaleceu muito para os praticantes populares de magia as virtudes mágicas e sagradas de certos elementos que podem ser usados de acordo com a vontade do astuto para realizar encantos. Muito do que é encontrado na magia popular nasceu de uma ligação entre os contos das passagens de Jesus Cristo, dos santos e dentro dos ritos sacramentais da Igreja Católica.


Estou na véspera da Sexta Feira Santa, um dia Sagrado não somente para os membros da Igreja Católica, mas também para alguns praticantes de magia na qual observam esse dia com uma força espiritual para ser reunidos debaixo de uma lua ou árvore sagrada para realizar encantos e produzir feitiços. Venho aqui falar de algumas plantas e árvores que conforme o folclore e a tradição popular são portadores de virtudes espirituais úteis para que a bruxa ou o homem astuto possa manusear e trabalhar dentro do seu Oficio Tradicional.


Entre as plantas o que quero falar aqui é sobre a Palma ou o Ramo Bento que é abençoado pelo Padre no Domingo de Ramos na qual ele foi usado para dá Bom Vindas ao Jesus Cristo quando ele entrou em cima de um jumento na cidade de Jerusalém, a Palma é uma planta de poder simbólico de vitória, como ela é um ramo abençoado por agua benta pela mão de um Padre ela se torna sagrada e possuem certas virtudes de proteção, como tecer cruzes e colocar atrás da porta, nas janelas e chaminés mantem longe os espíritos intrusos.


Outra planta que possui um grande significado espiritual para o homem astuto é o que ficou conhecido como Coroa-de-espinho na qual foi tecido uma coroa usando galhos com espinhos pelos romanos e colocado na cabeça de Jesus, não existe relatos certeiros de qual foi à planta o que se tem dentro do folclore é o uso de ramos de Pilriteiro que esteja junto nos galhos espinhentos. Diz-se que ela era composta por ramos de pilriteiro. Daí que em muitas regiões portuguesas seja tradição que se coloquem ramos desta planta nas portas, do lado de fora das casas, para proteção em dias de tempestade e de trovoada, para defender e proteger os seus moradores e os seus bens, pois se diz que tudo aquilo que tocou Cristo nos protege.



Aqui no Brasil temos uma planta chamada popularmente de Coroa-de-Cristo é uma planta que possui muito espinhos e é difícil de manuseio dentro do Oficio Tradicional por ser habitado por um gênio muito hostil, ele é usado para tecer encantos de proteção e defesa. Ele possui uma forte ligação com a Sexta-Feira Santa por ser uma planta ligada ao famoso “Coroa de Espinho” que foi feito por um caule espinhento e colocado acima da cabeça de Cristo na qual foi usado como uma forma de punição; a flor vermelha lembra gotas de sangue que saíram da cabeça de Cristo.


Segundo as lendas Jesus Cristo foi o Primeiro a ser coroado com uma coroa de Espinheiro Branco, por isso que o Espinheiro Negro possui muitas virtudes mágicas, o mesmo é observado no Espinho de qualquer erva ou árvore, o espinho remete a coroa de espinhos usado por Jesus Cristo o mesmo pode ser empregado nas artes astutas para o bem ou para o mal afligindo o inimigo com dores e sofrimentos.


Quando Jesus Cristo foi punido as lagrimas de Maria tocaram o chão e deu origem a planta chamada de Convallaria majalis conhecida como “Lagrimas de Nossa Senhora”, o mesmo é uma planta usada dentro do Oficio Tradicional conforme o desejo do astuto. Dizem que quando o sangue de Jesus Cristo tocou o solo debaixo da cruz nasceu muitas ervas na qual hoje é esquecida no folclore com a suas tradições mágicas como o Ocimum basilicum que é o manjericão, conta que quando o sangue de Jesus Caiu brotou essa erva e até quando a lágrima de Maria caiu também deu origem a essa planta.



Também é considerado o milefólio uma erva relacionado ao momento em que Jesus Cristo foi açoitado pelos romanos. A Violeta que é conhecida como Viola odorata ela foi ela estava entre outras flores das quais a cruz caiu no dia da crucificação, por ela ser uma flor roxa ela é ligada a tristeza dentro do meu Oficio Tradicional ela é considerada uma planta de luto, de morte e reconhecimento desse evento.


A erva Verbena officinalis conhecida como Verbena possui uma virtude mágica que é conhecida por muitos bruxos e bruxas dentro do trabalho tradicional no Anel das Bruxas, perante a magia popular ela é usada para proteção contra ataques de bruxas negras e feitiçaria prejudiciais, a verbena foi uma das ervas que foi usada para estancar os ferimentos de Jesus Cristo por essa crença folclórica ela é conhecida como "Erva da Cruz". A seguinte oração é um encantamento para a retirada da Erva da terra.


“Santificada sejas tu Verbena, como tu cresces no solo,
Pois no Monte do Calvário foste encontrado primeiro.
Tu curaste o nosso Salvador Jesus Cristo
E estancou Sua ferida sangrenta.
“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, eu te tiro da terra”.

Embora que hoje em dia as rosas vermelhas são símbolos do amor, paixão e sexualidade elas são usadas dentro daquele que chamo de astúcia na quais cinco pétalas de rosas vermelhas simbolizam as cinco chagas de Cristo.


Os lírios são comumente usados ​​em decorações cristãs na Páscoa. Os lírios representam tanto a concepção milagrosa de Cristo quanto Sua ressurreição. O Lírio da Páscoa, uma planta de folhas escuras com flores brancas puras, muitas vezes decora os altares na época da Páscoa. Diz à lenda que os primeiros lírios da Páscoa brotaram no Jardim do Getsêmani dos lugares onde o sangue de Cristo tocou o solo quando ele estava orando. As pétalas brancas do lírio representam a pureza de Cristo e a vida após a morte. O estame dourado, apesar de alguns lírios da Páscoa ter estames escuros, representa a realeza de Cristo, e a forma da trombeta significa o chamado da trombeta de Gabriel para o renascimento e uma nova vida.


Os lírios também simbolizam a Virgem Maria e o nascimento de Cristo. As pétalas brancas representam seu estado virginal e os estames dourados representam sua alma radiante. Diz à lenda que o lírio costumava ser amarelo, mas quando a Virgem Maria o tocou, ficou branco.


A passiflora, ou “flor da Paixão” lembra a Paixão de Cristo, cujo emblema é o mesmo: o pistilo tem três estigmas que simbolizam os pregos da cruz, cinco manchas que lembram as cinco chagas de Jesus, enquanto a corola apresenta 72 filamentos como 72 eram os espinhos da coroa na cabeça de Nosso Senhor, e doze pétalas como doze eram os apóstolos. Novamente, suas folhas são pontiagudas, como pontas de lança e dentro da flor há 30 fendas arredondadas, como os 30 pratas pelos quais Judas traiu Jesus.



Uma das crenças também muito ligada a Jesus Cristo é a madeira usada na construção de sua cruz, a Cruz um emblema virtuoso por excelência usado não somente nos ritos de magia popular, mas também dentro do Anel das Bruxas para representar as estradas espirituais, o Monte Da Caveira, as virtudes da Iniciação Solitária e a Proteção Divina. Por muito tempo ainda é questionadas qual foi realmente a madeira usada, nenhuma citação tem na base bíblica, porém não é descrito, mas o que temos são vestígios folclóricos de madeiras usadas como a Madeira de Cedro, mas muito ainda propõe que a Madeira foi de Carvalho, Cipreste, Pinheiro, Álamo. Na Inglaterra é discutida que a árvore de Sabugueiro foi usada por isso que ela é usada para a proteção sendo um amuleto com duas madeiras cruzadas e penduradas acima da porta principal; No oeste da Inglaterra existe uma curiosa tradição que a Cruz era feita de Visco, que, até o tempo de nossa morte do Salvador, havia sido uma bela árvore da floresta, mas foi condenada doravante se tornar um mero parasita.



Muito das Madeiras que são julgadas por ser a matéria Prima da Cruz é usada para fins de proteção, as suas madeiras colhidas de forma ritualísticas e com respeito são cruzadas assim imitando o símbolo da cruz para ser encantadas como um amuleto para proteção.


O Álamo foi escolhido para ser a madeira usada para a cruz por isso ela tremeu quando foi escolhida a mesma pode ser vista até hoje tremendo, segundo uma crença folclórica todas as árvores curvaram em honra a Jesus Cristo quando foi morto na cruz menos álamo esse que foi amaldiçoado pela sua arrogância de tremer para todo o sempre.


Fonte:


Enciclopédia de Ervas por Deni Brown

Plant, Lore, Legends and Lycris. Mithos, Traditions, Superstitions, and folklore of the Plant Kingdon - Richard Forkard




Que a Astúcia esteja contigo.

125 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page